Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quinjim

um Quintal com Jardim

Quinjim

um Quintal com Jardim

Março 22, 2024

Sofia

Bom dia quinjianos, 

Celebremos hoje a bênção das árvores de fruto e das suas doces flores.

IMG_20240309_120904.jpg

Fotografia de flores de marmeleiro de https://quinjim.blogs.sapo.pt

 

Árvores de fruto abençoadas,

Que se cobrem de belas flores,

Que ficam sempre carregadas,

De louvados polinizadores,

Primeiro dão-nos a sua beleza,

Anunciado uma nova estação,

Depois fruta como sobremesa,

Nutrindo-nos de alma e coração.

 

IMG_20240215_123239.jpg

Fotografia de flores de ameixeira plantada em vaso de https://quinjim.blogs.sapo.pt

As árvores de fruto povoam o imaginário coletivo e pessoal, representadas na arte, descritas na bíblia, inclusive no éden como a árvore do conhecimento, uma macieira, da qual o homem não deveria provar o fruto, ou como protetoras em espaços de meditação e iluminação, de Buda a Jesus e porque não Newton, todos se sentaram junto delas, em privados pensamentos convertidos em valores para nós, através das suas palavras. Até na ficção, foram retratadas como "lendas vivas" conforme percebemos no filme Avatar, são inúmeras as referências para os nossos sentidos, destes "seres" que nos rodeiam e alimentam, corpo e espírito ... 

IMG_20240320_093747.jpg

Fotografia de flor de damasqueiro plantado em vaso de https://quinjim.blogs.sapo.pt

As árvores de fruto são, para mim, uma das maiores maravilhas da criação da natureza. Nada como colher diretamente da árvore uma peça de fruta, que até se esquece de lavar, e comer ali mesmo... é delicioso. Mesmo as que não nos presenteiam com fruta, são "seres vivos" de grande importância, sabiamente e quase sempre respeitadas pelos nossos ancestrais. Toda a vida "gravita" em torno delas, desde as mais pequenas até às gigantes sequoias, são indescritíveis as maravilhas que proporcionam a todo o ecossistema. Protetoras dos solos, abrigos para aves, fornecedoras de madeira que nos aquece no inverno, ou donas de frondosas copas, que nos dão sombra para os piqueniques de verão... até delas advém o papel para a nossa escrita e pintura em plena comunhão com a manifestação da criatividade, ao que eu chamo de pura generosidade.

IMG_20240316_113304.jpg

Fotografia de flores de ginjeira de https://quinjim.blogs.sapo.pt

Todas as fotografias deste post são de https://quinjim.blogs.sapo.pt, mas escrevi apenas para saberem a fonte, ou origem das mesmas, e não pela propriedade que detenha sobre elas, acho que não seria justo não as partilhar, assim sendo podem utilizar estas imagens/fotos caso precisem para os vossos posts de forma gratuita e sem referenciarem o blog, as árvores são generosas e eu aprendo com elas, e assim celebremos também a primavera. Sintam-se há vontade para as copiar e com isso florir os vossos postais e textos. Respeitar as árvores faz-nos sentir mais felizes, cuidem bem delas. E caso gostem de histórias encantadas e apreciem as aveleiras deixo como sugestão lerem os contos publicados recentemente, às quartas-feiras, da autora e blogger Olga Cardoso, aqui desta comunidade do sapo e, irão deparar com a excelência na escrita e na ilustração. O blog chama-se acordaescrita .

IMG_20240316_113515.jpg

Fotografia de flores de pessegueiro de https://quinjim.blogs.sapo.pt

Votos de bom fim de semana e até à próxima sexta-feira.

Gratidão.

9 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub