Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quinjim

um Quintal com Jardim

Quinjim

um Quintal com Jardim

Dezembro 08, 2023

Sofia

 

Bom dia quinjianos,

IMG_20231203_100146.jpg

O outono começa a despedir-se e o inverno aproxima-se e entre eles, como que numa dança, "vão-se permitindo" a escolher os dias e com isso surgem as primeiras geadas, ainda muito suaves mas que começam a dizer às nossas plantas que é tempo de descansar.

Para nós jardineiros é tempo de cuidar e de recolher algumas plantas mais sensíveis, quer seja deslocando-as para estufas ou para o interior de casa. É também a altura de preparar as mantas (existem nas lojas com sector de materiais de jardinagem) para cobrir à noite as plantas, arbustos ou árvores que precisem de proteção e que permanecerão no exterior. Nesta época eu começo a andar mais atenta às previsões meteorológicas do IPMA, e claro vou espreitando o Borda D´Água, o site da Revista Jardins e outros bloggers portugueses, pois com o nosso clima há sempre trabalhos a fazer, mesmo nos finais do outono e durante o inverno, e nestes espaços de conhecimento, que referi, encontrará calendários de tarefas e as fases lunares que muito ajudam.

As ferramentas de jardim também precisam de ser limpas e protegidas ou armazenadas num espaço seco, é uma boa altura para também ver o que ainda funciona e o que terá de ser reciclado e substituído. 

Noutros tempos esta era a altura de ir ao campo apanhar o musgo para o presépio, ainda alguém por aqui, dos blogs ou leitores, o faz? Confesso que tenho saudades dessa época, mas estas memórias transmitem-me uma nostalgia positiva, de criança que via magia em tudo. Em tempos idos, no grupo da catequese, organizávamos para apanhar o musgo, e lá íamos todos felizes com a catequista, para ajudar desta forma a preparar o presépio da igreja. Bem recordações à parte, hoje já não vou apanhar musgo, mas posso aprecia-lo in loco enquanto passeio os meus cães... ou eles me passeiam a mim... seja como for, com eles descubro coisas muito bonitas que de outra forma talvez não acontecesse de forma sistemática. 

IMG_20231203_100405.jpg

Nos dias cinzentos um passeio no campo é uma bênção,  repare nos ramos que se "vestem" de línquens e nos botões de rosa, ou de outras flores, que dificilmente abrirão, esta é uma época que o convida a apreciar a natureza de forma calma e muito suave, tal como ela se apresenta. Caminhe sem pressas e aprecie cada passada pois a natureza tem beleza todo o ano.

IMG_20231203_083348.jpg

Nota: todas as fotografias utilizadas neste post são de https://quinjim.blogs.sapo.pt

Votos de bom feriado e de fim de semana e claro boas caminhadas.

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub