O sonho - pomar e horta
Todos podemos ser super-heróis ou super-heroínas da natureza
Março 08, 2024
Sofia
Bom dia quinjianos,
Fotografia de zínias numa composição de cores e formatos diferentes em alusão aos instrumentos de uma mesma orquestra e como inspiração para a estação que em breve chegará, de https://quinjim.blogs.sapo.pt
Todos temos um sonho, ou muitos, nesta fase da vida o meu é o de "criar", ou melhor dizendo, "orquestrar" um pomar com uma horta biológica... assim como uma maestrina, poder distribuir as árvores pelos locais corretos e numa sinfonia/composição complementar, com todos os acordes possíveis, adicionar as plantas que juntas criam arte aos nossos sentidos, mas, que de tão divina, quase que nem a conseguimos realmente sentir, porque é tão ténue o que nos é permitido ver e ouvir, mas ainda assim prefiro ser a maestrina do que uma espectadora, de tão sublime pauta que a natureza me oferece.
Nós na verdade não criamos nada na natureza, apenas ajudamos a criação a coexistir porque alterámos a suas características, mas isso exige tacto, mestria e a junção da paciência com a perseverança, tal como o músico que se aperfeiçoa na arte de conhecer e trabalhar com um instrumento, até que sejam “quase” um só. Trabalhar com a natureza é como dirigir uma orquestra em que a beleza da composição reside em cada um dos instrumentos e na sua hábil execução, mas que "nada" são se não estiverem em sintonia e comunhão entre si.
Por vezes temos de ser como super-heróis a tentar ajudar o mundo, aquele perto de nós e onde ninguém precisa de conhecer a nossa verdadeira identidade, mas que pode fazer a diferença. Trabalhar assim pode aparentar uma "grande solitude", mas existe sempre alguém que está ao nosso lado para nos apoiar, assim como os "vilões" (internos ou externos) para derrotar, sem ação da violência, mas todos podem fazer o que é correto, bom e belo, para mim jardinar é isso. Este texto tem ainda a inspiração na leitura da aldravia da poetisa Mafalda Carmona que podem ler aqui: https://cotoviaecompanhia.blogs.sapo.pt/amor-106002
Eu poderia referenciar um vídeo com uma música das quatro estações de Antonio Lucio Vivaldi para ilustrar o que sinto, mas neste caso a que escolhi mostra como por vezes me vejo, neste mundo que precisa de luz em tempos de incompreensíveis trevas, um ser por vezes solitário, com os seus "fantasmas" mas que, ainda assim, segue o seu chamado e não desiste. Deixo a sugestão de um vídeo, pela excelente qualidade dos músicos e maestro, onde se quiserem ouvirão uma obra-prima que muitos irão reconhecer e acho que entenderão a mensagem, que se "entrelaça" entre a força e a delicadeza, assim como, entre a luz e a escuridão. Jardins ou orquestras são iguais, são pura magia e nós "pequeninos(as) super-heróis" para o bem comum.
Sugestão: ver e ouvir o vídeo no Youtube de:
https://www.youtube.com/@filmsymphony : FSO 2016 Oficial | The Dark Knight, do compositor Hans Zimmer e J. Newton Howard e orquestrada por Constantino-Martínez Orts : https://www.youtube.com/watch?v=UQhN_Kxs3x4
O maravilhoso desta orquestra é que tem bandas/trilhas sonoras de vários filmes e séries de culto, descubra a sua música de super-herói ou super-heroína e seja feliz, cheio/a de natureza e de luz.
Fotografia de Rosas para homenagear todas as Mulheres neste dia, de https://quinjim.blogs.sapo.pt
Votos de bom fim de semana, desta “aprendiz” de jardineira que orquestra um bocadinho todos os dias ao som da natureza e do que ela me permite, e até à próxima sexta-feira.
Gratidão.